Encefalite equina
Essa doença e causada por um vírus que atacam o sistema nervoso central do animal, causando perturbações. Os equinos infectados portam o virus no sangue, visceras ou medula ossea. Ela é transmitida por morcegos, mosquitos, carrapatos, hematófagos. Suas vias de contágio são as fossas nasais e as vias digestivas.
Esta doença também é conhecida como falsa raiva, peste de cagar, doença de Aujesky,com o índice de mortalidade de 60%. A encefalite equina é uma virose aguda e grave que atinge, principalmente os rebanhos dos Estados Unidos da América e algumas regiões do norte da América do sul. Sua incidência e variável e ataca animais de todas as idades, principalmente potros. A encefalite equina é produzida por três tipos de vírus já diagnosticados: tipo leste; tipo oeste; tipo Venezuelano. No Brasil foi isolado apenas o vírus tipo leste americano.
Sintomas:
- Pertubações na locomoção - incoordenação.
- Febre.
- Hipersensibilidade ao ruído, tato e períodos de excitação com aparente cegueira.
- Visão comprometida.
- Pálpebras caídas.
- Emagrecimento rápido.
- Sonolência, apatia, quedas frequentes.
Como evita:
- Combater aos morcegos, mosquitos, carrapatos, hematófagos.
- Desinfecção dos alojamentos.
- Vacinação dos animais.
Tratamentos:
Os animais doentes devem ser retirados do trabalho e colocados em local sossegado e escuro, mantidos sob boas condições higiênicas. O soro antiencefalomielítico, eficaz apenas no início da enfermidade.Foto:
Referências:
- http://www.saudeanimal.com.br/encefalite.htm
- http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-736X2010001100002&script=sci_arttext
Nenhum comentário:
Postar um comentário